ATLÉTICO E CORINTHIANS - RETROSPECTO NO BRASILEIRÃO

02/08/2017

 

Atlético e Corinthians fazem hoje, 02/08, mais um grande confronto para rechear a história deste "clássico". Com uma rivalidade sadia dentro e fora de campo, Atlético e Corinthians deixam o cenário do futebol brasileiro muito mais bonito.  Goleadas históricas, muitos gols, decisões e muita paz nos estádios, confira o retrospecto do confronto:

 

Se tratando de Campeonato Brasileiro, a equipe alvinegra paulista leva vantagem sobre o Galo. Desde 1967 até 2016, o Corinthians tem mais vitórias e gols marcados do que o Atlético. Além disso, possui também a maior goleada do confronto na competição, 6-2 no dia 24/11/2002.

 

JOGOS MARCANTES - ATLÉTICO 5x2 CORINTHIANS - 2007

 IMAGEM: GAZETA PRESS

 

No dia 29/08/2007, o Atlético recebeu o Corinthians no estádio Mineirão, para mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. A partida foi na quarta-feira, ás 21:45 horas. 

O Atlético simplesmente massacrou o Corinthians naquela noite, com gols de Marquinhos, Eder Luis, Danilinho e Vanderlei duas vezes, os paulistas retornaram á São Paulo com pesadelos.

 

 IMAGENS: TV GLOBO

 

O Atlético teve um início arrasador nesta partida, bastante ofensivo e pressionando o adversário, o Galo chegou ao primeiro gol aos 15' minutos do Primeiro Tempo, com Vanderlei. A partir de então, a porteira se abriu e aos 35' minutos, Danilinho amplia, 2-0. 3 minutos depois, aos 38' Marquinhos faz a alegria da massa alvinegra que compareceu ao estádio. 

 

No segundo tempo, o Corinthians veio com a expectativa de reação, mas que terminou o raciocínio aos 14' minutos, onde novamente Vanderlei balançou as redes! 4-0 pro Galo.

 

O Corinthians não se entregava e tentava sair pro jogo, e conseguiu. Finazzi e Clodoaldo descontaram para os paulistas. O apagão do Atlético durou pouco, aos 27' minutos do segundo tempo, Éder Luís tampava o caixão, 5-2 pro Atlético! 

 

 

DECISÃO ALVINEGRA - CAMPEONATO BRASILEIRO 1999

 Em 1999, o Atlético chegou á final do Campeonato Brasileiro junto ao Corinthians. Com grandes nomes como o do goleiro Assis, dos atacantes Marques e Guilherme, do Belleti e até mesmo Mancini, o Galo somou 47 pontos na primeira fase do campeonato, isso em 29 jogos realizados. Retrospecto necessário para a classificação da equipe á Copa Libertadores da América em 2000.

 

No ano de 1999, a CBF adotou um novo sistema de disputa para o Campeonato Brasileiro. Na primeira fase, os 22 clubes jogavam entre si em turno único. Os 8 melhores colocados classificavam para o mata-mata (em jogos do 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º, 4º x 5º) em três confrontos, sendo que os quatro principais tinham a vantagem de jogar por 3 empates. O sistema era o mesmo para as semifinais (vencedor do 1º e 8º x 4º e 5º; 2º e 7º x 3º e 6º) e finais. Os quatro times rebaixados seriam definidos por uma média de pontos dos Brasileiros de 1998 e 1999. Já a escolha do quarto representante na Libertadores de 2000 - além do campeão da Copa do Brasil, campeão e vice Brasileiro - foi realizada através de uma seletiva entre vários clubes em 5 fases diferentes.

 

Após boa campanha na primeira fase, o Atlético enfrentou um adversário duríssimo na final, um Corinthians de Vampeta, Marcelinho, Ricardinho, Edílson, Luisão, Dida e companhia. 

 

A GRANDE DECISÃO

 

A primeira partida da final aconteceu no dia 12 de dezembro de 1999, no estádio Mineirão. Com um público pagante de 78.382 torcedores, o Galo venceu o Corinthians por 3-2, com 3 gols do atacante Guilherme.

 

A segunda partida aconteceu no dia 19/12/1999, no Estádio Morumbi. O Corinthians venceu o Atlético por 2-0 e ampliou a vantagem para a última partida decisiva.

 

No dia 22/12/1999, o Corinthians sagrou-se tricampeão brasileiro após empate por 0-0 com o Atlético, no estádio Morumbi.

 

Referências: Galo Digital, Wikipédia, Futpédia, Esquadrão Imortal.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

© 2017 por Igor Lanna, dono do Blog do Galo, fundador e editor neste site.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now