TODOS OS ELENCOS CAMPEÕES MINEIROS PELO ATLÉTICO

09/08/2017

Antes de 1958, o torneio era conhecido como Campeonato da Cidade e era disputado somente por clubes de municípios próximos a Belo Horizonte, como Nova Lima, Sete Lagoas, Barão de Cocais, Conselheiro Lafaiete e Sabará. Havia dois torneios interclubes em Minas Gerais. Um deles - o "Campeonato da Cidade" - era disputado somente por clubes próximos a Belo Horizonte. O outro, por clubes da região de Juiz de Fora. O primeiro começou a ser disputado em 1915 e a FMF homologa seus campeões como campeões mineiros; o último teve início em 1918.

 

Excepcionalmente em 1933 houve a união das duas ligas para a criação do primeiro "Campeonato Mineiro" com a presença de clubes do interior. A disputa acabou sendo deficitária pelo amadorismo da época e pela dificuldade de traslado por conta das precárias estradas do estado e em 1934 houve a cisão novamente.

Só em 1958 Minas Gerais passou a ter definitivamente um torneio com o nome Campeonato Mineiro, reunindo clubes de todas as regiões do estado. Essa fórmula atendia aos anseios da CBD e indicava os representantes mineiros na Taça Brasil, que começou a ser disputada em 1959. 

 

O Atlético é o maior conquistador do Campeonato Mineiro, são 44 títulos contra 36 do segundo maior vencedor, o Cruzeiro. Além disso, o alvinegro foi o primeiro campeão mineiro, em 1915. 

 

Clique nas imagens para ampliá-las. 

O Atlético é o segundo clube em Minas com a maior sequência de títulos do Campeonato Mineiro seguidos, o primeiro é o América, que venceu dez competições consecutivas. O Atlético venceu seis seguidas, de 1978 á 1983.

 

Não foi a única boa sequências de títulos do alvinegro, de 1952 á 1956, só deu Galo. O Atlético mostrava que reinava e ainda reina no futebol mineiro. O grande pentacampeão mineiro na década de 50.

 

Referências: http://reliquiasdofutebol.blogspot.com.br/ - https://anotandofutbol.blogspot.com.br - http://www.alexandresilva8.com.br - https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

© 2017 por Igor Lanna, dono do Blog do Galo, fundador e editor neste site.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now